9.01.2009

Kaija_Número 4 - 2 de Setembro de 2009,

PORTUGAL E ESTÓNIA

Eu sou estoniana, mas moro em Portugal, na Covilhã. A Estónia é país pequeno entre a Finlândia, a Letónia e a Rússia. Portugal é duas vezes maior do que a Estónia e aqui moram cerca de 7 vezes mais pessoas. Mas em Lisboa mora cerca de meio milhão de pessoas e em Tallinn também.

Eu sou estudante de Erasmus em Portugal, porque aqui está outro clima e Portugal tem uma paisagem agradável. No Verão está muito calor e durante o ano não está tanto frio como na Estónia. No meu país está uma temperatura boa no Verão, aproximadamente 20-25ºC, mas por cá estão uns bons 30-35ºC. A temperatura média no meu país no Inverno é 10ºC negativos, mas em Portugal está 5-10ºC.

As pessoas na Estónia são menos comunicativas com os desconhecidos. Nas ruas as pessoas estão mais amigáveis e felizes. Todos dizem que as pessoas dos países do norte são frios, mas eu não concordo. Acho que as pessoas são diferentes em todas partes.

A música tradicional de Portugal é fado. Na Estónia nós temos canções-runo estonianas, derivadas de canções de trabalho e baladas épicas. Normalmente música tradicional é triste e com letra de canções simples. Eu gosto de pessoas que cantam o fado.

A culinária da Estónia e de Portugal são diferentes. Na Estónia os pratos tradicionais são: carne com batatas, carne de porco cozida em geléia, chucrute guisado com carne de porco, servido com batatas cozidas. Em Portugal há uma grande variedade de pratos de bacalhau, ou carne com batatas e muitos bolos. Aqui a comida tem mais azeite e vinagre e também condimentos.

Eu ainda não sei de muitas parecenças ou diferenças entre a Estónia e Portugal, mas vou saber após o ano do Erasmus. Eu penso que depois do Erasmus não quero sair de Portugal.

Kaija

Sem comentários:

Enviar um comentário